Horas Extras e Jornada de Trabalho
- Renata Vieira dos Santos
- 25 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
No ambiente de trabalho, deve existir o equilíbrio entre as horas de trabalho e o tempo de descanso, por ser fundamental para garantir a saúde e bem-estar de todos os trabalhadores. As horas extras e a jornada de trabalho são temas muito importantes no contexto da relação de trabalho e são regidos por leis e regulamentos específicos.

A jornada de trabalho regular é definida pela legislação trabalhista e pode variar de acordo com a atividade e o setor. A duração máxima legal da jornada é de 8 horas diárias ou 44 horas semanais, podendo ser estabelecidas jornadas diferenciadas para categorias específicas.
Já as horas extras são aquelas trabalhadas além da jornada regular. A lei estabelece que o empregado tem direito a receber um adicional sobre o valor de cada hora trabalhada a mais. Esse adicional varia e é geralmente calculado como um percentual sobre o valor da hora normal.
Salientamos que a lei também define limites para a realização de horas extras. Normalmente, o limite é de 2 horas extras por dia, não podendo exceder 10 horas extras por semana. Contudo, esses limites podem variar conforme acordos coletivos ou convenções.
Podem ocorrer situações em que o empregador pode oferecer a compensação de horas, permitindo ao empregado compensar horas extras trabalhadas com a redução da jornada em outros dias, o chamado “banco de horas”, porém, deve ser feito respeitando os limites legais.
Pode ainda, o empregador pode solicitar a prorrogação da jornada normal mediante acordo individual escrito, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Nesse caso, o limite da jornada diária pode ser estendido, mas ainda com a obrigação de pagamento das horas adicionais.
É muito importante que tanto empregadores quanto empregados estejam cientes das regras relativas a horas extras e jornada de trabalho a fim de se evitar conflitos. Em caso de descumprimento das regras, o trabalhador tem direito a buscar os seus direitos legalmente.
Se você é empregador ou empregado e precisa de orientações sobre a aplicação correta das regras, cálculos de horas extras ou qualquer outro assunto trabalhista, procure um advogado trabalhista de sua confiança e faça uma consulta!
Comments