Foi roubado ou furtado? Mantenha a calma e saiba o que fazer!
- Renata Vieira dos Santos
- 19 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Quando se trata de assalto o assunto é sempre bem desagradável, porém é uma realidade e se faz necessário abordar os cuidados no pós incidente.
O primeiro é passo é desabilitar todos os cartões de créditos, contas de banco logadas no aparelho móvel, além de todos os endereços eletrônicos abertos e se possível fazer a mudança de todas as senhas cadastradas, principalmente senhas da conta “Google”, “iCloud” e “Outlook”, pois por meio desses portais é possível o assaltante realizar a troca de senhas. Não se esqueça de deslogar aplicativos de rede social, como “Instagram”, “WhatsApp” e “Facebook” por exemplo, já que através dessas contas é possível aplicar golpes em terceiros.

É indicado entrar em contato com a operadora de telefonia e solicitar o bloqueio do chip instalado e solicitar uma portabilidade, pois hoje é possível acessar diversas contas a partir do número de telefone, peça também o bloqueio do IMEI do celular, pois assim não será possível a conectividade de internet via 3G, 4G e 5G da operadora.
Há hoje, a possibilidade de apagar todos os dados do celular roubado através de aplicativos oficiais das marcas de telefonia, o “Encontre o Meu Dispositivo” do Google e o “Buscar” da Apple, por exemplo, outras marcas também têm aplicativos para isso.
Logo após os procedimentos acima, acesse o site da “Delegacia Eletrônica” do seu estado, siga o passo a passo e faça um Boletim de Ocorrência, detalhando como e onde foi o assalto, é importante que se faça isso o quanto antes, pois isto prova aos credores que você tomou todas as ações imediatamente e esse será o primeiro passo em caso de investigação, caso os assaltantes usem seus dados para abrir contas, pedir financiamentos e afins.
É conveniente também entrar em contato com o SPC e SERASA da sua localidade para solicitar um alerta de fraude em seu nome e CPF, para que não sejam aceitos empréstimos em seu nome pela internet por exemplo, pois neste caso o banco contatará você no telefone cadastrado nos órgãos de crédito para que seja aprovada qualquer movimentação.

Se mesmo após esses cuidados acontecer um golpe nas suas contas bancárias e o banco não se dispuser a resolver, mesmo após a apresentação de todas as provas do roubo ou furto, entre em contato com advogado de sua confiança e faça uma consulta!
Kommentare