top of page

Diferença entre auxílio-doença e auxílio-acidente

Quando se trata de benefícios previdenciários e aposentadorias pode ser complicado entender quais modalidades existem, suas diferenças e em qual seu caso se enquadra, principalmente quando falamos sobre auxílio-doença e auxílio-acidente, que apesar de nomes semelhantes se aplicam em situações distintas.


O auxílio-doença é benefício concedido aos segurados da previdência social que estão incapacitados para o trabalho de forma temporária ou total, quando ficam doentes ou sofrem um acidente. Somente pode dar entrada nesse tipo pedido nos casos em que o afastamento médico ultrapassa quinze dias seguidos ou sessenta dias intercalados.


Outra distinção pertinente se dá no fato de quem também existe o auxíliodoença previdenciário e o auxílio-doença acidentário, o primeiro é quando o acidente ou a doença não tem ligação com o trabalho e neste caso precisa passar por perícia médica para atestar o problema, além de o segurado ter contribuído para a previdência social por pelo menos 12 meses para receber o benefício.



O auxílio-doença-acidentário é quando o trabalhador é acometido por um acidente ou desenvolve doença ocupacional, que se caracteriza por fatores do ambiente de labor e não há a necessidade de perícia médica e nem de período mínimo de contribuição para o INSS.


O auxílio-acidente já é bem diferente, pois possui caráter indenizatório, funciona como uma compensação por prejuízo sofrido. A previdência social paga um benefício ao segurado que sofre um acidente, seja de qualquer natureza, tanto no trabalho quanto doméstico, todavia, só é pago quando existe uma sequela permanente que inibe ou diminui a capacidade de trabalho e há a necessidade de passar por perícia médica para comprovar o dano sofrido, mas não precisa de contribuição mínima no INSS.


O auxílio-doença é devido nos casos de incapacidade temporária de trabalho e o auxílio-acidente é devido nos casos em que o segurado não se recupera de forma integral de uma doença ou acidente ocupacional, tendo reduzida a sua capacidade de labor.


Para saber em qual desses auxílios/ benefícios o seu caso se enquadra procure um advogado previdenciário de sua confiança e marque uma consulta!

Comments


bottom of page